Quando você vai comprar um carro, geralmente faz várias pesquisas e traça um planejamento para efetivar a aquisição, certo?
Você precisa pesquisar sobre o consumo de combustível do veículo, o custo médio de suas manutenções preventivas e corretivas, além de verificar quais acessórios vêm de fábrica.
Ainda há que se preocupar com a desvalorização do automóvel, a facilidade para vende-lo, dentre outras diversas variáveis que vão influenciar diretamente na escolha final.
Plano de Negócio
Para montar uma empresa não é tão diferente, também é necessário criar o Plano de Negócio.
Será através dele que a empresa irá se basear para se estruturar, assim evitando qualquer risco que haja para prejudica-la.
E é justamente por ser um sistema complexo, que uma empresa precisa tanto de um plano, para assim desenvolver seus processos objetivamente e, com isso, garantir maior estabilidade durante o percurso empresarial.
Pensando em ajudar o empreendedor, vamos explicar neste artigo sobre o que é um Plano de Negócio e como elaborá-lo de forma mais proveitosa para a empresa.
Vamos em frente!
O que é o Plano de Negócio?
Toda empresa precisa de um caminho para se direcionar e o Plano de Negócio será o responsável por isso. Será através dele que informações pertinentes do negócio irão ser apresentadas.
Ou seja, ele é um mapeamento de todos os percursos estratégicos, táticos e operacionais da empresa.
Mas como elaborar um Plano de Negócio?
Antes de tudo é importante lembrar que o plano de negócio é um direcionamento para que a empresa não falhe no mercado.
Então atenção ao elaborá-lo e pesquise bastante antes de começar!
Sumário Executivo.
Ele será um resumo do negócio e deverá constar, segundo este e-book do Sebrae:
Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
- Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
- Dados do empreendimento;
- Missão da empresa;
- Setores de atividades;
- Forma jurídica;
- Enquadramento tributário;
- Capital social;
- Fonte de recursos.
Análise de Mercado
- 1º passo: identificando as características gerais dos clientes, que será uma pesquisa onde conta, por exemplo, a faixa etária, onde moram, quanto ganham, etc…
- 2º passo: identificando os interesses e comportamentos dos clientes, que será a pesquisa que revela onde os clientes costumam comprar, quanto costumam pagar e outros…
- 3º passo: identificando o que leva essas pessoas a comprar, que será questionar se o cliente compra por causa do preço, ou da qualidade, ou do prazo ou pelas formas de pagamento.
- 4º passo: identificando onde estão os seus clientes, que será saber definir o tamanho do mercado de atuação, onde deve vender, etc…
Plano de Marketing
Faça aqui uma descrição dos principais produtos e serviços, depois defina o preço, relacionando custo e venda, e, em seguida, defina como e quais estratégias promocionais o negócio terá.
Também será aqui que a empresa fara sua estrutura de comercialização, para saber como irá distribuir e vender seus produtos.
Nesse momento é onde os locais de distribuição e venda são identificados. Aqui deve-se verificar a frequência e concorrência nas proximidades, o acesso ao local, a segurança do mesmo, dentre outros fatores.
Plano Financeiro
Todo negócio precisa de estar seguro quanto ao seu financeiro e nada melhor que um planejamento para isso.
Nesse plano a empresa irá observar qual será o investimento total necessário e todo tipo de investimento que passará pelo processo, como:
- A estimativa dos investimentos fixos;
- Os investimentos pré-operacionais;
- O capital de giro;
- Estimativa do faturamento mensal
- Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações;
- Estimativas dos custos de comercialização;
- Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas;
- Estimativas do custo com a mão de obra;
- Estimativa do custo com depreciação;
- Demonstrativos de resultados;
- Indicadores de Viabilidade;
- Um resumo do investimento total;
Plano Operacional
O primeiro passo para um plano operacional é estudar as possibilidades de layout e organização do espaço físico que será destinado ao negócio.
Fazer uma boa leitura do ponto de vendas, a empresa irá ofertar melhor experiência de compra aos seus clientes.
Se é uma loja de calçados, por exemplo, é importante ficar de olho na moda e nas peças mais procuradas/vendidas para expô-las melhor.
Como a marca de chinelos Havaianas, que depois de uma bela renovada na marca e em seus produtos, agora conta com pontos de venda muito bem organizados, separando os produtos por tipo e cor, assim facilitando a vida do cliente, como pode ser visto na imagem abaixo.
Ou no caso de ser uma loja de joias, você deve expor aquelas que chamam mais atenção, seja pela beleza, até mesmo pelo custo-benefício ou produtos em promoção.
Depois é importante definir a capacidade produtiva da empresa como um todo, para então entender sobre o volume a ser produzido e também como será feita a comercialização inicial.
E ao final, o empresário deve definir os processos operacionais para as principais atividades do negócio, não esquecendo de determinar a necessidade de pessoal que os processos irão necessitar.
Por fim, é indispensável analisar todo o plano e verificar seus pontos, para corrigi-lo, se necessário.Com o Plano de Negócio a empresa terá maior capacidade de se organizar em busca de seus objetivos.
E aí, o que acharam do artigo? A informação foi útil? Escreva para a gente!
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